A criança e seu corpo
- Fonocenter Taubaté

- 12 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2021

Recentemente voltou a ser pauta de discussão um assunto muito importante: o corpo das crianças e os limites que devem ser impostos.
Reconhecimento corporal não é erotização. É de extrema importância conversar com seus filhos sobre o corpo deles para que construam uma compreensão prática de quem são e da naturalidade de se cuidar, respeitar e impor ou buscar respeito e ajuda.
Aquilo que soar ou sentir como estranho, mesmo vindo de alguém que gostem ou confiem, os fazendo ficar tristes e assustados não está certo e precisa imediatamente ser contado para um responsável que o proteja.
Por outro lado, é importante destacar um assunto relacionado, que é o da tomada de consciência corporal.
Da mesma forma que faz experimentações com o ambiente de maneira a entender o mundo, pegando uma pedra e jogando, amassando uma comida, observando uma borboleta, faz com o próprio corpo. E isso nada tem a ver com o que os adultos entendem como erótico.⠀ ⠀ A ideia de integralidade, de que a cabeça faz parte de um mesmo conjunto que os braços, pernas, barriga e inclusive órgãos genitais, é algo que a criança aprende ao longo de seu desenvolvimento e, por isso, precisa fazer testes. Mesmo que de maneira inconsciente.
Então, é muito importante que os pais façam um papel de mediador nessa descoberta, conversando, explicando, ensinando sobre cada partezinha do corpo, orientando...
Procure entender o que ele(a) está fazendo e, assim, se adapte a situação da maneira mais natural e saudável possível, sem tabus ou repressões, para que não ocorram auto depreciações mais tarde, assim como sentimentos de confusão, culpa ou impotência.
Expliquem aos seus filhos que cada partezinha de seus corpinhos fazem parte do que eles são, que eles podem e devem se amar e respeitar integralmente. E acima de tudo, que NINGUÉM deve fazê-los sentirse desconfortáveis com nenhum tipo de contato.
Assuntos como esse são delicados, porém de extrema necessidade. Nós estamos à disposição para auxiliá-los!








Comentários